Dúvidas Frequentes (F.A.Q.)

Qual a diferença entre disciplina Eletiva /Optativa e Isolada?

As disciplinas eletivas ou optativas representam uma oportunidade de aprofundamento ou de direcionamento de estudo na área temática de interesse do aluno que está em outro curso na UFPR. As eletivas contemplam o programa escolhido pelo aluno para o seu curso proporcionando-lhe uma maior profundidade na abordagem de assuntos específicos ou fornecendo um conjunto abrangente de temas do seu maior interesse.

Ainda esclarecendo, há disciplinas obrigatórias que o aluno deve cursar o mais rápido possível e disciplinas optativas. Uma disciplina optativa é considerada optativa enquanto está no rol das optativas e, como o próprio nome diz, cursa-la torna-se opcional. Isso não quer dizer que ela seja menos importante, pois sua finalidade é a de enriquecer o seu currículo. Portanto, atenção nessa escolha. Ao se matricular em disciplina optativa você deverá cursa-la até o fim, pois, uma vez escolhida passa a ter caráter obrigatório. Para solicitar matrícula em Disciplina Eletiva, o acadêmico ou profissional já graduado deve procurar o NAA – Núcleo de Atendimento Acadêmico, nos períodos anualmente indicados em Calendário através de Resolução do CEPE da UFPR.

Alunos de qualquer outra Instituição de Ensino Superior ou aluno de qualquer curso de graduação e também profissionais já graduados podem solicitar matrícula em disciplinas isoladas. Se você é estudante do curso de Pedagogia, mas se interessa por Marketing, por exemplo, pode cursar a disciplina oferecida pelo curso de Administração. Já se você faz Ciência da Computação e considera importante complementar seus estudos com disciplinas relacionadas à produção gráfica ou design, pode procurar disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda. Para solicitar matrícula em Disciplina Isolada, o acadêmico ou profissional já graduado deve procurar o NAA – Núcleo de Atendimento Acadêmico, nos períodos anualmente indicados em Calendário através de Resolução do CEPE da UFPR.

Qual o período para matrículas em disciplinas eletivas e disciplinas isoladas?

No último trimestre do ano é publicado o “CALENDÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO”, através de Resolução do CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, da UFPR, onde se estabelecem os períodos para matrículas em disciplinas eletivas e isoladas.