letras

Graduação > O Curso

No curso de Letras da UFPR existem as modalidades:

Dentro dessas duas opções o curso de Letras oferece 54 diferentes habilitações:

No caso das habilitações simples, somente é possível o bacharelado com as ênfases:

No caso das habilitações Japonês e Polonês existe apenas habilitação simples do bacharelado.

A escolha do turno deve ser feita já no momento da inscrição ao vestibular. A escolha entre bacharelado ou licenciatura em qualquer dos turnos, assim como entre a licenciatura simples ou dupla, que são é possível no caso do turno matutino, será feita no primeiro dia de aula, em reunião com a coordenação do curso.

Antes de fazer essas escolhas, você deverá prestar atenção aos turnos dos cursos e verificar qual deles combina com os horários que você terá disponíveis. A maioria das habilitações do curso de Letras funciona apenas no período da manhã. No período da noite funcionam as Licenciaturas e Barachelado em Letras Inglês, Letras Francês e Letras Português, temos ainda as habilitações de Letras Japonês e de Letras Polonês.

O curso de Letras é formado por algumas disciplinas comuns a todas as habilitações. Por isso, independentemente da sua escolha, você irá cursar disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura Grega e Literatura Latina, Linguística, Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. Vide as diferentes habilitações no currículo diuno e/ou noturno. No momento existem três currículos vigentes: 2001, 2007 e 2009, este implantado para os ingressos a partir de 2008, através do vestibular ou pelo provar.

Além dessas, cada uma das 54 opções tem suas matérias específicas. O Curso de Letras, em convênio com o programa de Pós-graduação em Letras, possui modernos equipamentos adequados à  pesquisa em fonética e demais campos da linguística. Mas não será apenas nos laboratórios que você poderá ter um contato maior com o estudo de línguas e literaturas. O curso de Letras oferece ainda Bolsa de Iniciação Científica, Bolsa Licenciar e Bolsa Monitoria.

A participação em programa de bolsa contará como atividade formativa para o currículo do aluno.