letras

Graduação > Opções de Curso > Modalidades

Modalidades, ênfases e habilitações
(opções a serem feitas depois do ingresso no curso)

O Curso de Graduação em Letras da UFPR oferece duas modalidades, em habilitação simples ou dupla, cada qual com uma gama de ênfases possíveis (ver currículo):

  1. Licenciatura simples ou dupla e
  2. Bacharelado simples ou duplo.

Licenciatura simples ou dupla

Trata-se da modalidade cuja estrutura tem o propósito de preparar o futuro professor de uma (ou duas) língua(s) e de suas respectivas literaturas, para o exercício do magistério regular na Educação Básica (antigas séries finais do 1o grau e todas as séries do 2o grau).
A ênfase correspondente a esta modalidade é única, constituindo-se precisamente num conjunto de disciplinas, estágios e demais atividades acadêmicas voltadas ao trabalho de formação de novos professores.

Bacharelado simples ou duplo

Trata-se de modalidade cuja estrutura tem o propósito de aprofundar estudos em uma (ou duas) língua(s) e suas respectivas literaturas, ou ainda possibilitando o desenvolvimento de duas ou três ênfases:

Estudos Lingüísticos (habilitações simples ou duplas):

Desenvolvimento de projetos de pesquisa teórica e/ou aplicada em campos como Sintaxe, Semantica, Fonologia, Terminologia, Aná¡lise do Discurso etc.;

Estudos Literários (habilitações simples ou duplas):

Desenvolvimento de projetos de pesquisa teórica e/ou aplicada em campos como Teoria e Crítica Literária, Historiografia Literária, Literatura e outras Artes etc.

Estudos da Tradução (apenas para as habilitações duplas):

Estudos da Tradução: Desenvolvimento de estudos introdutórios e prá¡ticas fundamentais no campo da tradução literária, técnica, tradutologia etc.

Escolhendo a modalidade, a habilitação e a ênfase

Matutino:

Para os alunos que ingressarem em Inglês (código 48), é possível optar por cursar uma HABILITAÇÃO SIMPLES Letras Inglês nas seguintes modalidades e respectivas ênfases: Licenciatura em Inglês ou Bacharelado em Inglês com ênfase em Estudos Lingüísticos ou Estudos Literários. Para alunos que ingressarem nesse mesmo grupo (código 48), é possível optar ainda pela HABILITAÇÃO DUPLA Letras Português-Inglês, em quaisquer das modalidades e ênfases respectivas, quais sejam: Licenciatura em Português-Inglês ou Bacharelado em Português-Inglês com ênfase em estudos Lingüísticos, ou em Estudos Literários ou em Estudos da Tradução.

O mesmo raciocínio deve ser feito por quem ingressar em Letras Espanhol ou Português com Espanhol (código 71).

Para os alunos que ingressarem no grupo das demais Línguas Estrangeiras (LE) e do Português (código 49), é possível optar por LICENCIATURA SIMPLES Letras-Português ou Letras-LE ou Bacharelado em Português ou na LE que escolher com ênfase em Estudos Lingüísticos, ou Estudos Literários. Para os alunos que ingressam por esse mesmo grupo, é possível optar pela HABILITAÇÃO DUPLA Letras Português-LE, em quaisquer de suas habilitações, quais sejam: Licenciatura em Português-LE ou Bacharelado em Português-LE com ênfase em Estudos Lingüísticos, em Estudos Literários, ou em Estudos da Tradução.

Noturno:
Para os alunos que ingressaram em Letras Português (código 50), é possível optar por cursar Licenciatura em Português ou Bacharelado em Português com ênfase em Estudos Lingüísticos ou Estudos Literários.

Para alunos que ingressaram em Letras Inglês (código 51), é possível optar por cursar Licenciatura em Inglês ou Bacharelado em Inglês com ênfase em Estudos Lingüísticos ou em Estudos Literários .

Para os alunos que ingressaram em Letras Francês (código 72), é possível optar por cursar Licenciatura em Francês ou Bacharelado em Francês com ênfase em Estudos Lingüísticos ou Estudos Literários.

Feita esta escolha no ato do ingresso, o aluno poderá, após ter cursado ao menos três semestres nesta habilitação original, solicitar uma mudança de habilitação, modalidade e/ou ênfase, através de requerimento ao Colegiado do Curso, observadas as normas gerais da UFPR. Como a maioria das disciplinas dos primeiros semestres das várias modalidades/habilitações/ênfases do Curso são comuns a todas elas, na eventualidade de tal mudança acontecer, o aluno não experimentará maiores problemas para adequar-se ao perfil de sua nova escolha.


Língua Estrangeira ou Clássica Complementar

(só para habilitação simples português - matutino ou noturno)

Para os ingressantes na habilitação simples Português, em quaisquer de suas modalidades ou ênfases, será preciso cursar ao menos 240 horas de uma língua complementar (Alemão, ou Francês, ou Italiano, ou Grego ou Latim).

Exames de dispensa de Língua Estrangeira

O aluno que ingressar em habilitação em língua estrangeira moderna ou clássica (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, grego ou Latim), caso tenha algum conhecimento na língua escolhida, poderá prestar EXAMES DE DISPENSA DE DISCIPLINAS, através dos quais cada aluno será adequadamente ajustado ao nível de conhecimento de que já disponha na língua estrangeira de sua habilitação (tal exame só acontece na primeira semana do primeiro semestre letivo e o aluno só poderá fazê-lo uma única vez).