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43Jan-Dez 1994

 

O saber e o destino na exposição de algumas cenas da vida minúscula

Raquel Illescas Bueno,

p. 11 - 24

Este artigo procura situar o romance Cenas da vida minúscula, de Moacyr Scliar, no panorama da ficção brasileira contemporânea, avaliando escolhas temáticas e procedimentos narrativos. Vivendo na São Paulo dos anos 80, e demonstrando sua crença tanto na importância do saber como na contribuição do destino, o narrador do romance (nascido como membro de uma tribo de homúnculos amazônicos) expõe em seu discurso sua condição de desenraizamento contrastada com a esperança de total integração à civilização: uma alegoria da contraditória sociedade brasileira dos grandes centros urbanos.
Palavras-chave: Ficção brasileira contemporânea, Cenas da vida minúscula, de Moacyr Scliar, Alegoria.

'Mis article intends to place Cenas da vida mindscula, by Moacyr Scliar, in the panorama of Brazilian contemporary fiction, evaluating thematic choices and narrative procedures. Living in the 80's in São Paulo, and showing his belief in the importance of knowledge as well as in the contribution of destiny, the narrator (born as a member of an Amazonian "homunculus" tribe) introduces his uprooted condition contrasting with his hope of total integration in civilization in his speech: an allegory of the contradictory society found in large Brazilian cities.

O destino desenha a desumanização em os desvalidos.

Marta Morais da Costa,
p. 25 - 34

O romance Os Desvalidos, de Francisco Dantas, retoma o filão da ficção regionalista de 1930, acrescendo, porém, um estrutura moderna e um trabalho apurado com a linguagem. Retrata a vida no sertão de Sergipe ao final dos anos 30 a partir da ótica dos desamparados pelo destino. Suas personagens caminham inevitavelmente rumo à destruição e à desumanização, retratadas por um texto de profunda contundência, acentuada pela linguagem inusitada e envolvente.
Palavras-chave: Francisco Dantas, Ficção brasileira contemporânea, regionalismo.

Le roman Os Desvalidos, de Francisco Dantas, reprend le chemin de la fiction régionaliste de 1930, en y ajoutant, cependant, une structure moderne et un travail épuré avec le langange. Il réproduit la à l'intérieur de l'état de sergipe à la fin des années 30 à partir de la perpspective des abandonnés par le destin. Ses personnages marchent inévitablement vers la destruction et l'inhumain, représentés par un texte profondement contondant, agrandi par un langage incommun et entraînant.

Ironia, sátira e secularização no memorial do convento de José Saramago.

Pedro Fonseca,
p. 35 - 49

"Ironia, Sátira e Secularização no Meinorlal do Convento de José Saramago" examina os modos de representação discursiva de um dos mais controversos exemplares da novelística portuguesa contemporânea. Baseando-se principalmente na relação entre a estrutura irônica e a sua derivação como construção satírica, o ensaio visa a uma análise interpretativa da intenção paródico-revisionista do discurso romanesoo, o qual apresenta uma abrangente e perspicaz análise crítica da clericalidade monástica. O confronto entre as variadas formas de atuação desta instituição - dentre as quais a virtuose inquisitorial - com a sua realidade social, política e cultural indica uma nítida direção da vida e da crença religiosa em dependência da sua contraparte profana e secular. Esta visão analítica do Memorial do Convento de José Sammago constitui um dos mais incisivos redimensionamentos críticos do consenso histérico tradicional do catolicismo vis-à-vis a sociedade portuguesa de século XVIII.
Palavras-chave: sátira, secularização, Igreja.

"Irony, Satire and Secularization in José Saramago's Memorial do Convento" (1982) examines the means of discursive representation in one of the most controversial nd innovative writers of the contemporary novelistic scene in Portugal. Reflecting the existing relationship between the ironic mode and the satiric vein of the novel, this essay will investigatethe parodic revision that the author's discourse weaves out of the complex reality of clerical and monastic life in XVIII century Portugal. An analysis of these religious institutions (to include the inquisitorial machine) "vis-à-vis" the social, political, and cultural reality of the period in question, leads us to a well-defined arena in which religious life and belief betray a marked secular influence. José Saramago's Mepnorial do Convento is one of the most incisively critical posturings of traditional catholic values and historical revisionism that have surfaced in recent Portuguese literature.
Key-words: satire, secularization, Church

Considerações sobre romance histórico.

Marilene Weinhardt,
p. 49 - 62

Este texto apresenta etapa de uma reflexão a respeito

a ficção histérica contemporânea, face ao legado de romances histéricos do século XIX e à atual aproximação dos estudos históricos e literários.
Palavras-chave: Ficção contemporânea, Romance histórico, Romance e História

Ce texte présente une étape d'une réflexion sur la fiction historique conternporaine, devant l'héritage laissé par le roman historique du XIXème siècle et l'approche actuelle des études historiques et littéraires.

Ensino de português - segunda língua.

Basílio Agostini & Odete Pereira da S. Menon,
p. 63 - 70

Com a criação do MERCOSUL, originou-se a perspectiva de um mercado de trabalho para o ensino de português como língua estrangeira. Porém, não havendo ainda uma tradição firmada nessa área, defronta-se com o problema de como formar, a curto prazo, docentes habilitados para atender a essa demanda, tanto no Brasil como nos outros países integrantes do MERCOSUL.
Palavras-Chave: Formação de docentes, MERCOSUL, Português Língua Estrangeira.

La création du MERCOSUL a fait apparaltre Ia perspective d'un nouveau marché de travail, celui concernant l'enseignement de portugais comme langue seconde. Mais, comme il n'y existe pas encore une tradition dans ce champ, il se pose donc le problème de Ia formation de professionnels, dans un délai três réduit, préparés pour faire face à eette demande, aussi bien au Brésil qu'aux autres pays de ce marehé commun.

Prática de texto e argumentação.

Iara Bemquerer Costa,
p. 71 - 84

Discute-se neste artigo, inicialmente, a importância do desenvolvimento de um trabalho escolar sistemático com esquemas de argumentação como parte das atividades de produção/recepção de textos. Aponta-se a seguir algumas estratégias voltadas para os aspectos lógicos e conversacionais da argumentação e para a formação de uma imagem do leitor que não se identifique com o professor.
Palavras-chave: Ensino de Língua Materna, Texto, Argumentação.

At first present article discusses, the importance of the development of a systematic educational work including argumentation schemes among the activities devised for the productionlreception of texts. Second, it suggests some strategies that focus on logical and conversational aspects of argumentation and on the building of the image of a reader who bears no resemblance to the teacher.

O conto dos anos80 (???)
Werner Dürrrson: Kleist para veteranos ou...paraíso definitivamente perdido.

Elvira Horstmeyer,
p. 87 - 98

O presente trabalho procura estabelecer e analisar a relação entre o conto de temer Dúrrson Kleist para léteranos ou Falsa Rebelião dos Sentimentos (1983) e o texto de Heinrich von Kleist Über das Marionettentheater (1810), principalmente no que diz respeito à reflexão filosófica sobre o futuro do homem, iniciada por Kleist e continuada por Dürrson.

Diese Arbeit versucht, die Verbindung zwischen der Kurzgeschichte von Werner Dürrson Kleistffl für Fortgeschriuene oder Falscher Aufstand der Gefühle (1983) und dem Aufsatz von Heinrich von Kleist Über das Marionettentheater (1810), herzustellen und zu analysieren, besonders in Bczug auf die von Kleist begonnene und von Dürrson vmitergefúhrte philosophische Refiexion über die Zukunft des Menschen.
FWavms-chave: Kleist e o Teatro de Marionetes, O Futuro da Humanidade, Conto dos Anos 80, Ficção Alemã, Werner Dürrson.

"Hotel des boobs" de David Lodge: Pentecostes ao inverso.

Brunilda Tempel Reichmann,
p. 99 - 108

Este trabalho apresenta uma análise estrutural do conto "Hotel des Boobs" de David Lodge para demonstrar que o mesmo possui características tradicionais e convencionais (primeira parte do conto) e características experimentais (segunda parte do conto). O estudo mostra também a metamorfose que sofre o narrador anônimo e o personagem da primeira parte, amalgamando suas funções e acrescentando mais uma, a de autor, tomando-se assim narrador/autor/personagem na segunda parte.
Palavras-chave: Crítica literária,, Literatura inglesa, Conto.

This paper presents a structural analysis of the short story "Hotel des Boobs" by David Lodge to show that the first half is traditional and conventional while the second half is experimental. Besides that, the work also demonstrates the metamorphosis suffered by the anonymous narrator and the character of first part, amalgamating both functions and including another one, that of the author, becoming thus the narratorlauthor/character in the second part.

"Ainda aproveitável": Uma leitura desconstrutiva

Sigrid Renaux,
p. 109 - 120

Este trabalho apresenta uma leitura desconstrutiva do conto "Ainda Aproveitável" de John Updike a fim de demonstrar como conto se insere na vertente lírica da narrativa através da metáfora-matriz personagem'jogo que percorre o texto.
Palavras-chave: Conto dos Anos 80, Ficção norte-americana, John Updike.

This work presents a deconstructionist reading of John Updikes short story Still of Sorne Use" in order to demonstrate how the tale is inserted in the lyric tradition f the, narmtive by vmy of the matrix-metaphor protagonist/gwne which pervades the text.

"Onde está o menino Jesus? Natália Correia visita Alberto Caeiro

Marcelo Sandmann,
p. 121 - 130

Análise do conto "Onde está o menino Jesus?", de Natália Correia, a partir do seu diálogo com a poesia de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. A retomada do universo fiecional pessoa no tem se revelado um procedimento produtivo na narrativa portuguesa recente.
Palavras-chave: Narrativa Portuguesa Contemporâneo, Intertextualidade, Natália Correia.

Analyse der Erzãhlung "Onde está o menino Jesus", von Natália Correia, ab hrem Dialog mit den Dichtungen von Alberto Caeiro, Heteronym von Fernando Pessoa. Die Wiederaufnahme des fiktionalen Universums von Pessoa hat sich als ein produktives Vorgehen in der neueren portugiesischen Erzählkunst erwiesen.

Temístocles Linhares 1905-1993

Marta Morais da Costa,
p. 131 - 132

A luta pela justiça social no romance hispano-americano.

Temístocles Linhares,
p. 133 - 147

Análise da narrativa hispano-americana em seu aspecto de constante testemunho combativo e anticonformista da injustiça social, entre três enfoques nacionais: o Peru de Ciro Alegria com sua problemática agrária e rural e o de Rômulo Gallegos com o vigoroso retrato da lei de violência imperante na planície; o Equador de Mera e Icaza com suas reivindicações indigenistas e exaltantes do nativismo, em meio a "gradação de despotismos" dos agentes da tirania; a Guatctnala de Miguel Angel Asturias autor de O senhor presidente e de O papa verde, vasto mural de tentativas de rebelião, brutalidade policial, debates sobre anexação pacífica ou militar, cenas de feitiçaria e humildes lamentações.

Análisis de la narrativa hispanoamericana em su aspecto de constante testimonio combativo y anticonformista de la injusticia social, en tres enfoques nacionales: el Perú de Ciro Alegria con su problemática agraria y rural y el de Rbmulo Gallegos con el vigoroso retrato de la ley de violencia impemnte en la llanura; el Ecuador de Mera e Icaba con sus reivindicaciones indigenistas y exaltantes del nativismo, en medio a la "gradación de despotismos" de los agentes de la tiranía; la Guatemala de Miguel Angel, Asturias autor de El señor presidente y de El papa verde, vasto mural de tentativas de rebelión, brutalidad policial, debates sobre anexación pacífica o militar, escenas de hechicería y humildes lamentaciones.

Suzana Pinheiro Machado 1914-1994

Sigrid Renaux,
p. 147 - 148