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44 jan-jun 1995 Sumário e Resumos

Estudos Literários

O movimento da poesia concreta e a poesia brasileira
contemporânea


Edson José da Costa

Tenta-se descobrir se propostas apresentadas na década de 50, pelo Movimento da Poesia Concreta, encontram receptividade na poesia brasileira contemporânea. Para isso são focalizados poemas de diferentes autores publicados nos últimos 40 anos.
Palavras-chave: Poesia Brasileira Contemporânea, História da Literatura Brasileira, Poesia Concreta.

We attempt to discover whether principles proposed by the Movimento da Poesia Concreta in the middle of the century are still alive in contemporary Brazilian poetry or not. Poems of different authors written in the last 40 years are studied.

Arcaísmo na Tragédia: reconciliações religiosas na Orestía de Ésquilo


Jorge F. Piqué

Catulo da Paixão Cearense: a derradeira vítima de Odete Roitman


Benito Martinez Rodriguez

Este artigo comenta aspectos da produção do poeta e letrista popular Catulo da Paixão Cearense, estabelecendo um paralelo entre o percurso realizado por este artista e a trajetória de alguns contemporâneos seus, como José Barbosa Silva, o Sinhô, e Orestes Barbosa, procurando estabelecer os modos de relação dos seus trabalhos com os modernos meios de produção/reprodução em massa. Para tanto, este artigo concentra-se no exame da significativa introdução de Catulo ao seu poema dramático O milagre de são João.
Palavras-chave: música popular, modernização, meios de comunicação de massa.

This article deals with aspects of Catulo da Paixão Cearense's work, a poet and lyricist. It tries to compare his work to the ones of others like José Barbosa Silva, whose nickname was Sinhô, a popular samba composer, and Orestes Barbosa, who was a poet and lyricist as well. It attempts to understand the relationship between Cearense's work and the modem mass media, which were being consolidated in Brazil by his time. In order to do so, this article focuses on a preface written by Cearense himself, included in

O milagre de São Jõao, a book of his own.

Benito Martinez Rodriguez,

p. 37 - 50

Estudos Lingüísticos

Para onde caminha o ensino de português?

Maria José G. D. Foltran

O fato de alunos, após onze anos de escolaridade, não apresentarem habilidades mínimas relacionadas ao domínio de leitura e escrita, fez com que a metodologia de ensino de lúigua materna fosse seriamente questionada. A partir daí, surgem novas propostas baseadas numa nova concepção de liguagem. No entanto, constata-se que a prática de sala de aula sofreu poucas alterações, apesar de terem sido registrados avanços teóricos efetivos nas últimas décadas. Esse artigo procura fazer uma revisão dos principais questionamentos feitos ao ensino tradicional e verificar o motivo do divórcio observado entre teoria e prática.
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Ensino de Língua Materna, Educação.

The fact that students - after completing eleven years of schooling - still lacked basic abilities related to writing and reading, led to serious questionings about traditional methodology for teaching standard language. From that discussion, new proposals arose, based upon new concepts about language. However, it is now patent that, in spite of theoretical progress attested, classroom practice has changed little. This article reviews the arguments against traditional teaching methods, and searches the reasons why thory and practice have divorced.

Sobre o comportamento semântico de "qualquer"

Márcio R. Guimarães

Este artigo tenta aplicar ao "quantif icador" QUALQUER do português a análise de Vendlcr (1967) para O inglês ANY. Argumenta-se que a interpretação de QUALQUER como verificação é a mais básica, e que as outras duas - a de livre escolha e de incomplctude de escopo - decorrem da primeira. Além disso, a interpretação de livre escolha, no caso do português, deve incluir a de escolha aleatória. Conclui-se que QUALQUER tem uma força persuasiva que não decorre do uso, mas que é inerente ao seu significado.

Palavras-chave: quantificação universal qualquer pronomes indefinidos.

Este artículo intenta aplicar al "quantificador" QUALQUER (cualquiera) del portugués el análisis de Vendler (1967) para el inglês ANY. Se argumenta que Ia interpretación de QUALQUER como verificación es Ia más básica, y que Ias dos otras Ia de libre selección y de incompletud del escopo decurren de Ia primera. Además, Ia interpretación de libre elección, en el caso del português, debe incluir Ia de elección aleatoria.
Se concluye que QUALQUER tiene una fuerza persuasiva que no decurse de su uso, sino que es inherente a su significado.

Aspecto e fato: um passeio pelo tempo

Geraldo Mattos

Este estudo pretende levantar os problemas apresentados pelos sistemas verbais das línguas românicas, cuja evolução as afastou fortemente do latim. São propostas novas definições para as categorias verbais de tempo, modo e aspecto, e examinadas as transformações, a que eles ficaram submetidos ao longo de sua história. Especialmente são vistos os sistemas sucessivos que apareceram no latim vulgar lusitânico, no romanço galego-poituguês, na língua arcaica e na moderna, com uma rápida demonstração da reordenação dos sistemas para readquirir o equilíbrio perdido.
Palavras-chave: tempo, aspecto, modo.

Jena studo pretendas levi la problemojn truditajn de la verbosistemoj de la romanikaj lingvoj, kies evoluo ilin forte malproksimigis de la latina. Estas proponataj novaj difinoj por la verbaj kategorioj de tempo, modo kaj aspekto, kaj ekzamenataj Ia transformou, al kiuj ili estis submetataj en Ia longo de ilia historio. Speciale, estas vidataj la sinsekvaj sistemoj, kiuj aperis en la luza latina vulgara, la praporlugala, la arkaika kaj la moderna lingvo, kun rapida demonstro de ties reordigo por rchavigi la iam perditan ekvilibron.

Diese Arbeit hat vor die Probleme darzustellen, die die Verbsysteme der romanischen Sprachen aufweisen, deren Entwicklung sie stark vom Lateinisclien getrennt hat. F-s werden neue Defirútionen für die Verbkategorien Tempus, Modus und Aspekt vorgenschlagen und die Transformationen geprüft, die diese Kategorien irn Laufe der Zeit beeinfiusst haben. Es werden intereinander vorkonimenden Systeme gezeigt, die im lusitanisclien Vulgärlatein, im Galieisch-Portugiesischen und archaischen und modemen Sprache vorkommen, mit einer kurzen Vorstellung der Neuordnung der Systeme um das verlorene Gleichgewicht zurückzugewinnen.

O sistema pronominal do português do Brasil

Odete Pereira da S. Menon

Partindo de uma afirmação de Bittencourt (1993), procuramos demonstrar que o desconhecimento, tanto do estado atual do sistema pronominal do português do Brasil como do seu funcionamento pode provocar inúmeros problemas e equívocos no ensino de língua.
Palavras-chave: Sistema pronominal do PB, Morfossintaxe, Variação Pronominal.

Prenant comme point de départ une affirmation de Bittencourt (l993), nous cherchons à démontrer conunent l'état actuel de méconnaissance du système pronominal du portugais du Brésil, ainsi que de son fonctionnement, provoque d'innombrables problèmes et malentendus dans l'enseignement de la langue.

Seção Especial: O conto dos anos 80

As seis surpresas e a cor do fogo

Lúcia P. Cherem

O conto canadense (Québec) "Chevelure de Flamme" de Claire Dê foi traduzido para o português por Lúcia Peixoto Cherem e sua análise foi apresentada no curso de extensão "Conto dos anos 80 II". O estudo desse conto centra-se em dois aspectos do texto: o inusitado (o texto surpreende o leitor a cada instante, com a ação se fazendo diante dele) e a linguagem do protagonista (que também é uma surpresa no conto, mas que domina a análise do texto). A linguagem de Prudent Bouchard, um modesto fazendeiro do Québec, se transforma quando ele relata uma experiência amorosa do passado. A análise do conto fala de uma linguagem adquirida em função de urna troca de experiências e de novas formas de sentir pelos personagens.
Palavras-chave: crítica literária, Literatura Canadense (Québec), conto.

Le conte canadien (Québec) "Chevelure de Flanmie" de Claire Dê a été traduit em portugais par Lúcia Peixoto Cherem et son analyse a été présentée lors du cours de formation continue "Conto dos anos 80 II". Uétude de ce conte se concentre sur deux aspects du texte: I'inoui (le texte surprend le lecteur à plusieurs reprises puisque l'action se fait devant lui) et le langage du protagotúste (qui est aussi une surprise dans le texte, mais une surprise qui domine l'analyse du conte). Le langage de Pierre Bouchard, un modeste fermier du Québec, se transforme quand il raconte une expérience amoureuse du passé. L`analyse du conte parle d'un langage acquis d'après un échange d'cxpériences et de nouvelles formes de sentir des personnages.

Literatura da perestroika ou perestroika na literatura?
(o conto russo dos anos 80)


Elena Godoy

O trabalho tem como finalidade examinar o contexto da produção literária russa dos anos 80 à luz dos dois "delgados"políticos e culturais: o dos anos 60 e o da "perestroika".
Palavras-chave: Literaura russa, literatura contemporânea, História da literatura russa.

El objetivo de este trabajo examinar el contexto de la producción literaria rusa de los años 80 a la luz dos "deshielos"políticos y culturales: el de los años 60 y el de la "perestroyka".

"A mãe dos contos": uma proposta de leitura intertextual
Sandra Lopes Monteiro

Este trabalho apresenta uma leitura intertextual do conto "A mãe dos contos" de Henri Gougaud. Através do estudo do conteúdo, da forma e da tipologia do texto mostramos as similaridades e contrastes entre esse conto e os textos que aí se cruzam.

Ce travail présente une lecture intertextuelle du conte 'La mère des contes" d'Henri Gougaud. À travers l'étude du contenu, de la forme et de la typologie du texte on a demontré les similarités et les contrastes entre ce conte et les textes qu'y se croisent.

Literatura "menor": linguagem e identidade cultural num conto afro-americano
Regina Maria Przybycien

Este artigo aborda a constituição da literatura afro-americana como literatura -menor", no sentido discutido por Deleuze e Guattari, isto é, aquela que subverte a língua padrão e a literatura "oficial" de um país. Tal literatura desempenha importante papel papel na formação da identidade cultural do negro americano, não só por tratar de temas relativos ao seu mundo, mas, principalmente, por incorporar, na linguagem literária, a fala do gueto e os ritmos da música negra, constituindo assim unia tradição literária própria. Toma-se, para análise, o conto 'Just don't never give up on love", de Sonia Sancliez, por tratar-se de um belo exemplo de prosa poética, na qual a linguagem colore e suaviza temas como a brutalidade e o sofrimento de vidas femininas. O conto é uma afirmação da identidade e uma celebração da força da mulher negra.

This article deals with the question of African-Anicrican literature as 'minor" literature, in the sense discussed by Delcuze and Guattari; that is, one which subverts the official language and niabistream literature of a country. African-American literature plays an important role in the formation of the African-Anierican cultural identity, not only because it deals with thenies related to tlicir ethnic group, but mainly because it incorporated Black English and the rhythms of black music into literature, thus creating its own literary tradition. Sonia Sanchez's short-story 'Just don't never give up on love" was chosen for discussion in this paper because it is a beautiful example of AfricanAmerican poetic prose, in which the language colors and softens themes like the brutality and suffering of female lives. Ale story affirms the identity and celebrates the strength of the African-American woman.

"Jantar em família" de Kazuo Ishiguro: o texto e o subtexto

Brunilda Tempel Reichmann

Este trabalho sobre o conto "Jantar em Família" de Kazuo Ishiguro tenta mostrar o diálogo existente entre texto e subtexto e a impossibilidade de se chegar a qualquer resposta conclusiva em relação ao grande questionamento suscitado pelo subtexto. São inúmeras as evidências no texto para unia reposta afirmativa, são menos numerosas mas não menos importantes as evidências para uma resposta negativa. Resta ao leitor satisfazer-se com a impossibilidade de encontrar unia resposta definitiva.
Palavras-chave: crítica literária, Literatura Inglesa, conto.

This paper ou "Family Supper," by Kazuo Ishiguro, tries to demonstrate the dialogue between the text and the subtext and the impossibility to find any definite answer to tlie question raised by the subtext. There are many evidences in the text to formulate a positive answer; there are also, however, several evidences for a negativo answer. lt remains inipossible, however, for the reader to find a conclusive answer.

A função teleológica do fantástico em Como os pássaros despertam o sol


Sigrid Renaux

Este trabalho apresenta uma leitura de como as diferentes categorias ficcionais que compõem este conto, tais como o espaço cênico e temporal, o foco narrativo, personagens e ações, são contaminados pelo fantástico. Deste modo, a força e beleza na saga de cinco gerações de urna família escocesa são enfatizadas, pois o fantástico faz essas tradições não apenas transcender os limites temporais e geográficos mas também afetar o próprio narrador e seus irmãos, ao relembrarem "a grande cachorra cinzenta da morte".
Palavras-chave: ficção canadense, Alistair MacLeod, literatura fantástica.

This work presents a reading of how the different fictional categories which comprise this short-story, such as the temporal and spatial setting, characters, point of view and plot, are contaminated by the fantastic. In this way, the power and the fierce beauty in the lore of five generations of a Highland family become foregrounded, as the fantastic makes these traditions not only transcend titne and geographical boundaries but also affect the very narrator and his brothers, as they recall their family's "big grey dog of death".

Leitura

O lugar onde a estrutura se descontrola

Rogério Lima

Este trabalho apresenta etapa de uma reflexão sobre a relação entre leitor, autor e obra; leitura, Desejo, Texto e Escritura a partir de signos barthesianos.
Palavras-chave: Escritura, Desejo, Leitura.

Questo lavoro presenta una tappa di una riflessione sul rapporto tra lettore, autore e l'opera; lettura, Desiderio, Testo e Serittura a partire da segni barthesiani.

Leitura: paixão do conhecimento

Paulo Venturelli

Discutimos, neste artigo, a noção de leitura, visando à superação de visões que a definem como hábito ou gosto. Temos em vista que a leitura é uma prática eminentemente social e que o papel da escola seria ensiná-la ao aluno, por meio de detalhado esmiuçamento dos constituintes literários de um texto e de sua ampla contextualização. Para tanto, entendemos as fases de leitura como um emperramento para a criação do leitor porque, infantilizado por discursos transparentes, ele não terá possibilidades de crescer diante dos desafios propostos por obras genuinamente literárias que de antemão lhe são recusadas como difíceis.
Palavras-chave: Leitura, ensino, escola.

Nous discutons, dans cet article, Ia notion de lecture pour aboutir à Ia supération des visions qui Ia défenissent comme habitude ou goút. Nous considérons que Ia lecture est une practique émineniment sociale et que le rôle de l'école serait de l'enseigner à l'élève par un épluchement détaillé de constituants littéraires d'un texte et de sa large contextualisation. Pour cela nous considérons les piiases de lecture comme un entrave pour Ia création du lecteur parce que, rendu epifapzt par des discours transparents, il n'aura pas Ia possibilite de grandir face aux désis proposés par des oeuvres authentiquement littéraire qui d'avance lui son récusés parce que difficiles.

Pelo avesso: a leitura e o leitor

Eliana Yunes

Este artigo discorre sobre a importância e necessidade da leitura, concebida enquanto interação com o mundo, enquanto descoberta e enquanto prazer. Apesar de seu valor, a sociedade brasileira relega a leitura a planos sempre secundários, encarando-a como uma experiência penosa. Na tentativa de compreender este divórcio e investigando o percurso das práticas leitoras, o texto considera alguns componentes do exercício da leitura: a memória, a intersubjetividade, a interpretação, a fruição, a intertextualidade e a escrita.
Palavras-chave: leitura, práticas leitoras, formação do leitor.

Este artículo trata sobre Ia imporlancia y necesidad de Ia lectura concebida corno interacción con el mundo, como descubrimiento y como placer. A pesar de su valor, Ia sociedad brasilefia Ia relega siempre a un segundo plano, encarándola como ma experiencia penosa. En el intento de comprender este divorcio e investigando el recorrido de Ias prácticas lectoras, el texto examina algunos componentes del ejercicio de Ia lectura: Ia memoria, Ia intersubjetividad, Ia interpretación, el deleite, Ia interlextualidad y Ia escritura.

Documento

O teatro em Curitiba no período de 1961 a 1970 - I

Marta Morais da Costa, Marcelo Franz e Edson Hennings

O texto expõe o movimento teatral em Curitiba entre os anos 1961 e 1965, Vistoriando seu contexto político, cultural e social. Menciona companhias, diretores, atores, dramaturgos, peças e críticos teatrais que fizeram o teatro do período, analisando sua participação e configuração.
Palavras-chave: Teatro em Curitiba História do Teatro Brasileiro, Cultura nos aptos 60.

Le texte expose le mouvement théatral à Curitiba pendant les années 1961 et 1965, en essayant de construire I' histoire du contexte polítique, culturel et social. Il mentionne les compagnies, les metteurs en scène, les acteurs, les auteurs, les pièces et les critiques qui ont construir le théâtre du période, en analysant leur participation et leur configuration .

Resenhas

Clarice - Uma vida que se conta

Nadia Battella Gotlib

Revista de Crítica Literária Latinoamericana
ano XX, n. 40, 1994

Língua solta: poetas brasileiros dos anos 90
Sel.


Beth Fleury,

Celso Cunha e Suzana Vargas

Vinícius de Morais, o poeta da Paixão. Uma biografia

José Castello

O velho que trazia a noite

Sérgio Capparelli

Talking Voices. Repetion, dialogue and imagery in conversational discourse

Deborah Annen